O que esperar para 2026?

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração" - Rm 12.12.

Pr. Valter Vandilson

1/1/20262 min read

man in gray shirt sits on cliff
man in gray shirt sits on cliff

O ano de 2026 chegou e, com ele, muitas esperanças; planos estão sendo feitos; realizações de sonhos são ansiosamente esperadas.

Mas, e se eles não se tornarem realidade?

A pergunta pode parecer pessimista, mas o fato é que muitos planos não serão concretizados no ano novo que se iniciou. Além disso, outros – que se tornarão realidade – trarão decepções, pois o resultado esperado não virá.

Por outro lado, haverá muitas realizações – e, em alguns casos, elas virão sem terem sido planejadas.

A vida é assim!

Muitos planos não se tornam realidade enquanto muitas realizações não são fruto de planejamento.

Isto prova que nossas vidas não estão sob o nosso controle. Nós não somos capazes de saber como será o futuro. Embora possamos planejá-lo, e, por mais que sejamos diligentes, não sabemos se os nossos sonhos se realizarão.

Não me entendam mal. Não estou me opondo ao planejamento. Pelo contrário, o planejamento é fruto de sonhos; e sonhos são necessários para que possamos continuar caminhando; os sonhos são combustível para seguirmos em frente.

No entanto, quem tem o controle das nossas vidas é o Senhor. Ele sabe os planos que tem para nós (Jeremias 29.11). Por isto, por mais que tenhamos o direito – e devemos exercê-lo – de fazer planos para o ano que acabou de se iniciar, devemos estra certos de que o que se tornará realidade será aquilo que Deus planejou para nós, pois os planos Dele jamais se frustrarão (Jó 42.2).

Destarte, devemos, em 2026, esperar no Senhor, certos de que, se os nossos planos não se tornarem realidade, será porque Ele assim o decidiu. Ele é o autor da nossa história. Ele tem o controle da situação e sabe o que é melhor para nós.

O que esperar de 2026? Devemos esperar pela ação do Deus Eterno, mesmo que enfrentemos dificuldades; devemos ser gratos porque, apesar das provações, sabemos que a nossa esperança não está fulcrada nas ocorrências desta vida. Devemos ter a certeza de que podemos recorrer ao Deus em quem cremos. Com a devida venia, fazendo minhas as palavras do Apóstolo Paulo, devemos nos “alegrar na esperança, ser pacientes na tribulação e perseverar na oração(Romanos 12.12).

Se assim o fizermos, com certeza, poderemos esperar um feliz 2026.

Sejam abençoados.

Pr. Valter Vandilson Custódio de Brito